Cidades Maravilhosas
 
Bem-vindo ao Estado do Rio de Janeiro
A Secretaria de Estado de Turismo e a TurisRio convidam você a desfrutar do charme das nossas Cidades Maravilhosas. Em nenhum outro lugar do mundo, você encontrará tantas cidades fascinantes, tão diferentes e tão próximas umas das outras.
 

Guia Rio+3 / Rio+3 Guide
Português English







Paraty

Para conhecer o verdadeiro significado da palavra beleza, você deve conhecer Paraty, a perfeita combinação entre o azul marítimo e o verde da Mata Atlântica.

Em meados da década de 60, Paraty foi declarada Patrimônio Histórico Nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), devido à sua importância no ciclo do ouro, pois chegou a ser uma das cidades mais prósperas da Colônia e do início do Império.

As paisagens naturais do Parque Nacional da Serra da Bocaina abrigam parte do trecho fluminense do Caminho Velho do Ouro, por onde os tropeiros transportavam o ouro das Minas Gerais com destino à Corte, formando um dos roteiros turísticos da cidade.

Na década de 90 instalaram-se na cidade as operadoras de mergulho, que ensinam o esporte e fazem expedições de exploração marítima. As praias ao longo da estrada começaram a ser frequentadas e as de Trindade transformaram-se no lugar preferido da juventude e dos aventureiros.

Também é possível conhecer por lá muitas riquezas culturais tais como o complexo arquitetônico que reúne igrejas dos séculos XVIII e XIX, em estilos neoclássico e barroco, além de casarões seculares que nos meses de inverno acolhem variados festivais e festas, entre elas salientamos a FLIP – Festa Literária de Paraty, de renome internacional.

Caracterização do Município:

Área: 925,05 km2 (IBGE - 2010)
População: 37.575 habitantes (IBGE - 2010)
Distância da capital: 234 km (DER-RJ - 2006)
Duração do percurso: aproximadamente 3 horas e 50 minutos
DDD: 24
Altitude: 5 m
Clima: Tropical
Temperatura média anual: 27º C

Informações Turísticas:

Secretaria Municipal de Turismo
Site: www.pmparaty.rj.gov.br
Endereço: Av. Roberto Silveira, 1.
Bairro: Centro - CEP: 23970-000 - Tel.: (+ 55 24) 3371 1222

 
Tecnologia Proderj - Todos os direitos reservados